Olá pessoal! Hoje irei escrever sobre Depressão e a Medicina Tradicional Chinesa. Atualmente a depressão tem sido considerada como o "mal do século", e seus sintomas podem estar associados a tristeza profunda, desânimo, sonolência, aumento ou perda de apetite, pessimismo e geralmente pode estar acompanhada de ansiedade e síndrome maníaca. A depressão é um problema que muitas vezes pode passar desapercebido por muitos profissionais, pelo próprio paciente e por sua família, por também se manifestar de uma forma mais branda (distimia), como uma corriqueira tristeza.
Nos dias de hoje, podemos considerar a depressão uma vilã devido aos padrões e culturas no qual estamos inseridos, a sociedade capitalista, de consumo, o padrão de vida acelerado que estamos vivenciando, a cobrança exagerada por um padrão estético, contribuem cada vez mais no surgimento de pessoas com depressão. Diante deste quadro, podemos afirmar que, o tratamento de depressão através da MTC é muito benéfico e eficaz ao depressivo, ou seja, através da MTC descobre-se a causa e elimina a doença. Este tipo de tratamento possui um diagnóstico muito preciso e cada vez tem sido mais procurado por pessoas que sofrem deste transtorno.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a depressão tem como causa, aestagnação da energia do Fígado, que ocorre por: maus hábitos de vida, emoções acumuladas por muito tempo, pessoas muito reprimidas, trabalho excessivo sem descanso e sedentarismo. Através desta síndrome o organismo entra em desequilíbrio podendo afetar a energia do coração, acelerando seus batimentos e consequentemente levando a sintomas como palpitação, opressão torácica, respiração curta, ansiedade e insônia. Por fazermos parte de um sistema interligado, a energia do aparelho digestivo também costuma ser afetada pela síndrome do Fígado, podendo aparecer sintomas como, fadiga física e mental, sonolência, dores musculares, perda de tônus muscular, diarreia e desconfortos abdominais. Em casos mais graves pode levar a deficiência da energia vital do Rim, manifestando-se com sintomas de medo excessivo, insegurança, lombalgia, dores no joelho, baixa libido, retenção de líquidos e edemas principalmente nos membros inferiores.
Nesse caso, o tratamento tem como base dispersar a energia do Fígado, tonificar a energia do Coração e do Baço, através de técnicas da MTC, sendo mais indicados tratamentos com Acupuntura, Auriculopuntura, Moxabustão e Dietoterapia.
De acordo com Alexandre Weizzemann, a depressão simples também tem relação com os cinco elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira). Nas síndromes de depressão simples, temos alguns padrões de pensamentos e atitudes recorrentes, são eles:
FOGO – CORAÇÃO
Padrão de Deficiência – Sentimento de solidão, falta de interesse, falta de entusiasmo e afeição, falta de amor por si e pelos outros.
Padrão de Estagnação- Dificuldade de expressar as necessidades ou o afeto em relacionamentos íntimos, bloqueio do fluxo do afeto.
TERRA – BAÇO
Padrão de Deficiência – Depressão por preocupação e insegurança, perdida dentro de um mundo interno de pensamentos obsessivos, sem prazer no corpo físico ou no mundo externo.
Padrão de Estagnação- Dificuldade de expressar as necessidades ou o afeto em relacionamentos íntimos, bloqueio do fluxo do afeto.
METAL – PULMÃO
Padrão de Deficiência – Isolamento, falta de participação na vida por falta de capacidade em formar ou manter vínculos, ou por medo das perdas.
Padrão de Estagnação- Supressão do processo de pesar, resistência às separações ou em encarar a verdade, estagnação nos relacionamentos por medo das mudanças e medo das perdas.
ÁGUA – RIM
Padrão de Deficiência – sensação de desamparo ou impotência, sentimento de fracasso e de baixa auto-estima, falta de iniciativa, desiste da vida, facilmente desencorajado.
Padrão de Estagnação- Vontade forte, mas depressão por incapacidade de atingir os objetivos por falta de energia, objetivos inadequados ou fora da realidade.
MADEIRA – FÍGADO
Padrão de Deficiência – Dúvidas sobre si mesmo, incerteza, falta de confiança, falta de auto-afirmação, dificuldade de impor limites, permitindo que os outros invadam ou dominem.
Padrão de Estagnação- Depressão, frustração, sensação de estar bloqueado na vida de maneira geral, na auto-expressão e na criatividade em particular, pressão interna e desejo de agir, mas incerto sobre o caminho a tomar na vida.
Destarte é frequente encontrar a depressão que decorre de dois ou mais sistemas de órgãos, como por exemplo, no caso de deficiência do Rim e do Fígado ou Deficiência do Coração, Baço e Pulmões. A ênfase do tratamento por acupuntura vai depender da condição dominante, fazendo uso de combinações de pontos que auxiliem o paciente no restabelecimento do equilíbrio. A psicoterapia como coadjuvante no tratamento é o suporte que auxilia o paciente a entender suas lições de vida de modo mais claro e ela age como um catalisador no processo de autoconscientização.
Também, é de extrema importância orientar o paciente a fazer passeios, praticar atividades ao ar livre e optar por um estilo de vida saudável.
Outra dica é que, cada órgão tem seu horário de funcionamento, um sabor, uma cor e características que se referem a sua natureza, por isso a importância de alimentar-se nos horários adequados e escolhermos alimentos corretos são itens para um excelente resultado no tratamento da depressão.
Espero ter ajudado, e se você tiver interesse em algum assunto sobre MTC e gostaria que eu escrevesse sobre ele, me envie uma mensagem para que eu possa ajudar você!
Fernanda Brentegani,
Psicóloga especialista em Acupuntura, Terapias Naturais e Coaching de Emagrecimento.