Olá Pessoa! Neste post quero conversar com vocês sobre a profissão do esteticista, seu mercado de trabalho e regulamentação da profissão.
QUEM É O PROFISSIONAL DA ESTÉTICA?
O ESTETICISTA é o especialista em tratamentos de beleza, responsável por cuidar da saúde do corpo, da pele e dos cabelos. Este profissional elabora tratamentos como:
maquiagem;
limpeza de pele;
massagens estéticas;
tratamentos de emagrecimento e celulite;
tratamentos para flacidez;
tratamentos para rugas e rejuvenescimento;
correção de pequenas imperfeições;
hidratação da pele;
peelings;
depilação;
tratamento para acne;
drenagem linfática ;
etc.
CARACTERÍSTICAS DA PROFISSÃO:
Primeiramente posso afirmar que, a estética é uma profissão que requer muito amor e conhecimento, mas também, exige grande habilidade, responsabilidade e ética profissional.
O esteticista para se tornar um profissional de excelência, deve sempre estar se atualizando com as novidades e estudando sobre o assunto. Deve possuir boa comunicação, boa aparência (o esteticista é o cartão postal do seu negócio), ter autocontrole e flexibilidade para lidar com as adversidades e possíveis complicações que podem surgir no dia a dia do seu trabalho. Enfim, deve buscar sempre agir com profissionalismo em tudo o que faz e respeitar todos a sua volta. Muito importante também, estar atento as limitações da profissão e conhecimento sobre as atividades que cabe a ele fazer ou não.
O MERCADO DE TRABALHO Para o profissional da estética, o mercado de trabalho está em constante crescimento. Pode-se dizer que o setor da imagem pessoal é o que mais cresce no Brasil, pois cada vez as pessoas procuram por tratamentos que cuidam de sua aparência, e os constantes avanços da tecnologia na área da beleza ajudam a colaborar com este quadro, pois ampliam os tipos de tratamentos e, consequentemente impulsionam o aquecimento deste mercado. EXIGÊNCIA DO MERCADO Apesar da grande compulsão pela procura de tratamentos estéticos, o consumidor exige ser tratado por quem seja especialista e entenda sobre o assunto. Portanto, quem deseja atuar nesta área deve ser zeloso e perfeccionista, além de ter uma boa conduta ética e realizar seu trabalho com comprometimento, conhecimento e responsabilidade. Quem deseja seguir esta carreira, pode optar por um bacharelado (4 anos) ou um curso técnico (3 anos). As graduações podem ser feitas tanto em modalidades presenciais como a distância, sendo que ambas tem como objetivo capacitar o profissional no cuidado da beleza e no bem estar das pessoas. O QUE O PROFISSIONAL DEVE ESTUDAR É fundamental que o profissional desta área tenha conhecimentos sobre:
cosmetologia e farmacologia;
eletroterapia;
nutrição;
anatomia e fisiologia do corpo humano;
doenças de pele;
técnicas de massoterapia;
técnicas de tratamentos capilares;
técnicas em estética facial e corporal;
indicações e contra indicações de cada tratamento proposto;
ONDE TRABALHAR?
As esteticistas podem trabalhar como autônomas, abrir uma clínica ou cabine de estética, trabalhar em salões de beleza, spas e academias.
Além destas inúmeras opções, o esteticista pode realizar pesquisas na área da estética ou optar por carreira acadêmica, ministrando aulas, cursos técnicos e faculdades.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Pensando em sistematizar seu conhecimento e direcionar a sua carreira , neste blog você poderá encontrar excelentes cursos onlines na área da estética que irão preparar e capacitar você a trabalhar com excelência nesta profissão que, apesar de ser muito procurada, também é muito concorrida.
Vou finalizar este artigo com o seguinte raciocínio: Na hora de escolher qualquer profissão é preciso autoconhecimento. Hoje você conheceu sobre a profissão do esteticista, com certeza se você chegou até o final deste post é porque tem interesse em se tornar um profissional da estética, mas mesmo assim é preciso que você questione " Eu tenho o perfil que esta profissão exige?". Se sua resposta for sim, aliado a um conhecimento estruturado você tem grandes chances em se tornar um profissional de destaque. Mas nunca se esqueça: siga esta profissão por afinidade, mas também, seja bom no que você faz. Não adianta apenas escolher uma profissão porque você acredita gostar, é preciso ter competência. Jamais inicie uma profissão interessado na tendência de crescimento que o mercado oferece ou por modismo.
Para você ser um profissional de sucesso é preciso algo mais!
Espero ter ajudado,
Fernanda M. Brentegani
Psicóloga e Autora/Tutora de cursos EAD