top of page

Melhore sua autoestima

Fernanda Brentegani

Atualizado: 26 de mai. de 2020


A autoestima é implantada em nós desde a nossa infância, e ser constantemente criticado pela família, amigos e pela sociedade tende a tirar aos poucos nossos sentimentos de amor próprio.

Insegurança, falta de confiança, inibição, autoimagem negativa, a pessoa não reconhece suas qualidades e talentos, são alguns sinais de quem possui uma autoestima baixa.

Todas estas características interferem diariamente na vida do indivíduo. Pessoas que apresentam estes comportamentos tanto no trabalho como em suas relações afetivas além de não conseguir construir uma relação de aceitação consigo, também não conseguem se relacionar de forma saudável com outras pessoas, ela acaba sempre tendo atitudes de submissão e se sentindo inferior perante aos outros. A pessoa com baixa autoestima sempre estará se boicotando, com pensamentos e comportamentos que afirmam para ela mesma uma grande incapacidade de fazer algo ou resolver as coisas.

Todo este estado não precisa ser permanente na vida do indivíduo. Melhorar a autoestima aumenta a confiança e é o primeiro passo rumo a uma vida melhor e mais feliz, saiba como:

1. Identifique a causa do problema. Quando e porque você começou a se se sentir assim? Pode ser uma causa na infância, adolescência ou até mesmo na fase adulta. Para trabalhar na resolução de um problema, é muito importante identificar a sua causa.

2. Em que situação da sua vida você sente baixa estima? Ela é constante ou acontece apenas algumas vezes? Ter esta noção irá fazer você se conscientizar o quanto esta condição está afetando a sua vida e partir para uma ação de tratá-la.

3. Procure realizar coisas que te deixam para cima e feliz. Diga “sim” a vida e “não” a tudo que te atrapalha. Preencha a sua vida com coisas que levante o seu astral e seu bem-estar, esqueça tudo que te põe para baixo.

4. Sempre que se olhar no espelho, receber uma ofensa ou vierem pensamentos que o leva para baixo, procure afastá-los com pensamentos positivos, se olhe no espelho e diga a você mesmo, tudo que você é capaz e todas as suas qualidades.

5. Seja seu melhor amigo, ninguém, nem mesmo você tem o direito de te deixar para baixo, portanto, não permita que isso aconteça nunca! Elogie-se, mais!

6. Está com medo? Ansioso? Procurando uma saída? Essa é a hora de ver quais são suas características e pontos fortes e usá-los a seu favor. Como você poderá resolver tal situação usando suas características e pontos fortes?

7. Evite se relacionar com pessoas que sejam nocivas a sua vida, pessoas negativas e que ficam te sabotando. Positividade gera positividade!

Uma pessoa com boa autoestima é capaz de conseguir tudo que deseja, se relacionar bem com pessoas e ter um padrão de vida e saúde elevada. Somos exatamente aquilo que pensamos e tudo que acontece a nossa volta se resulta da forma com a qual interpretamos as coisas.

Agora, se você não conseguir fazer tudo isso sozinho procure ajuda especializada, seja de um psicólogo ou um Coach. Estes profissionais poderão ajudar você através de ferramentas e técnicas eficazes a criar um plano de ação para você sair deste estado e ressignificar todas as questões que te atrapalha.

O importante sempre é se priorizar, porque não existe uma pessoa que deva te amar mais do que você mesma, como também, para uma pessoa ser capaz de te amar você tem que se amar primeiro. Parece clichê, mas é a mais pura verdade! Cuide-se!


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page