top of page

Obesidade é um Transtorno Alimentar?

Fernanda Brentegani

Atualizado: 11 de jun. de 2020


Opa! Tudo bem aí? Hoje eu vou conversar com você sobre OBESIDADE e TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR (TCAP). E porque este é um assunto tão importante?

Porque os casos de Obesidade no Brasil vem crescendo cada vez mais! De acordo com pesquisas, estima-se que uma média de 60% da população BRASILEIRA se encontra acima do peso. E isso se torna muito grave, na medida em que a obesidade é considerada uma das doenças que mais MATA pessoas pelos problemas de saúde que são gerados por ela, como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças hepáticas, entre outros.

De acordo com Barros (1994) a obesidade tem como causas diversos fatores, ou seja, ela envolve a combinação de fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais.

E o que isso quer dizer? Significa que a COMPULSÃO ALIMENTAR não é necessariamente a raiz do problema, mas ela pode estar relacionada na maioria das vezes a obesidade, como também, a obesidade pode ser entendida como a consequência de uma TCA.

E do que se trata o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA)?

É um tipo de transtorno onde a pessoa ingere sem controle, grandes quantidades de alimentos altamente calóricos sem pensar, age apenas pelo impulso, ou seja, nesta hora ela perde o controle sobre as suas ações e quando se dá conta do que acontece ou após perceber que está engordando, sente culpa, tristeza, entre outras coisas que serão gatilhos para ela repetir mais e mais este ciclo vicioso de busca de prazer e alívio através da comida. Trocando em miúdos, a pessoa com TCA come para suprir suas emoções, traumas, abandono,estresse, solidão, fracassos e perdas que podem ser passadas ou presentes, ou seja, descontam na comida todos os seus desequilíbrios e emoções.

O grande problema, é que muitas pessoas que se encontram nesta estatística não reconhecem o transtorno e acreditam apenas que se trata de "uma fase", que com um pouco de disciplina ela irá sair dessa, o que não é verdade. Com isso, elas passam por processos frustrantes de emagrecimento e quando emagrece, voltam a engordar novamente.

É importante dizer que, para agravar ainda mais o problema grande parte acabam realizando loucuras como dietas restritivas, apelam para medicações e acabam não saindo do lugar, além de prejudicar fortemente sua saúde por conta destes excessos cometidos, o que vai gerar ainda mais desânimo e frustração porque vem aquele sentimento de que, "já fez de tudo e não consegue sair do lugar". Enquanto na verdade, ela deveria tratar a compulsão para poder emagrecer, ou seja, mudar a sua mente e o seu padrão de pensamento e comportamento para resolver definitivamente o problema.

É fundamental o diagnóstico de um especialista para caracterizar um TCA, como também, é imprescindível o trabalho de uma EQUIPE MULTIDISCIPLINAR envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais, pois emagrecer e ter saúde ao mesmo tempo, só será possível se o paciente souber fazer, e sem ajuda de um profissional fica complicado mudar sozinho todo este looping que sofre uma pessoa com TCA.

Se identificou com o problema? Não tenha vergonha de pedir ajuda! Saiba que a maior decisão tem que partir de de você. Este é o primeiro passo!

Com carinho,

Fernanda Brentegani - Psicóloga, especialista em Neurociência e Acupunturista

Whatsapp (47) 992024034

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page