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Estratégias para salvar o seu negócio

Fernanda Brentegani

Uma das principais perguntas que tenho recebido ultimamente são orientações sobre comportamento empresarial e pessoas preocupadas com o futuro do seu negócio neste período de crise.

Realmente esta é uma preocupação tão importante quanto a questão da pandemia, e não poderia iniciar este texto sem colocar uma reflexão. Por um lado, precisamos nos proteger e proteger nossos entes queridos, e por outro, se faz necessário sobreviver à crise econômica. Para qualquer decisão, seja ela parar ou seguir adiante é fundamental “consciência, cuidado e muita responsabilidade”.

Se você para e se isola, a qualquer hora poderá acabar suas reservas, e a essa altura surgem outros problemas, que é o de suprir suas necessidades básicas, pagar suas contas, o desemprego e a miséria. Nesse momento você se desespera, sente medo e fica vulnerável a cometer ações impulsionados pelo estresse, tensão e ansiedade. Se você abre as portas do seu negócio você busca equilibrar sua fonte de renda, mas corre o risco de se contaminar e sofrer com as consequências da doença, pode ser que mais pessoas se contaminem, e nosso sistema de saúde não dê conta de atender todo mundo aumentando o índice de mortos, e mais uma vez você sofre com o medo do que pode vir a acontecer. Para ambos, existem dois pólos que precisam ser muito bem pesados e medidos.

Então o grande dilema é sobreviver ou correr riscos? Qual decisão seria a mais correta?

Se pararmos para pensar que riscos corremos o tempo todo durante a nossa vida, podemos acreditar que o ideal seria reformular esta pergunta: qual decisão pode atuar minimizando os atuais e futuros problemas?

Não tem como negar que esta pandemia afetou três áreas de nossa vida: a preocupação com a saúde, a economia e também a nossa mente, e estes três aspectos não podem ser ignorados para que possamos sair dessa com êxito!

Entenda que o risco vai estar presente em qualquer decisão que você tomar, pois, está tudo interligado e não tem como ter os dois ao mesmo tempo, mas existem maneiras de você agir que podem minimizar os danos ou pelo menos fazer com que se sinta bem com sua consciência. Eu não estou aqui para dizer qual é a melhor decisão, esta resposta fica com você, bem como não estou aqui para confrontar aqueles que pensam diferente, apenas respeito. Esta é uma situação que irão aparecer um bombardeio de opiniões e se não soubermos lidar com isso, também podemos nos prejudicar.

Destarte, primeira coisa que oriento é que não se deixe influenciar pela opinião das outras pessoas, por posição política, ou qualquer outro meio de informação, porque quem vai sofrer as consequências das suas decisões é você e o mundo. Temos que tomar decisões pensando no “macro” e não no “micro”. Então dentro das suas possibilidades, você deve buscar sempre fazer o melhor. E fazer o melhor não significa decidir em ficar isolado ou abrir as portas do seu negócio, muito pelo contrário, existem muitas questões envolvidas em uma decisão que precisam ser seriamente pensadas, é preciso ponderação e não agir com desespero.

Segunda coisa, comece a pensar em soluções que te tire de uma posição passiva e lhe faça refletir em maneiras que você pode empreender dentro do seu negócio, para isso, pense nos problemas que está enfrentando gora para seguir com seu trabalho, e formas de resolve-los dentro desta nova realidade que estamos vivendo.

Se as pessoas estão mais isoladas, e você tem, por exemplo, uma loja de roupas, sapatos, distribuidora você pode criar através dos cadastros dos clientes, redes sociais, site uma maneira de expor o seu produto e oferecer um delivery para que eles não precisem sair de casa para comprar. Para não prejudicar a renda dos seus funcionários, você pode treiná-los a vender na "internet" e ganhar uma comissão sobre as vendas que eles realizarem.

Ah Fernanda! Mas minha empresa está ligada ao ramo de eventos, ninguém vai contratar pelo meu trabalho agora. Provavelmente ninguém vai realizar um casamento ou uma festa de aniversário, mas isso não te impede de oferecer alguns de seus produtos para entrega. Quantas pessoas não estão fazendo aniversário neste período que não gostaria de comprar da empresa de sua confiança um kit festa para aqueles que se encontram na sua casa para fazer deste momento uma válvula de escape sobre tudo o que está acontecendo?

Se você é terapeuta ou psicólogo como eu, existem várias coisas que você pode fazer no momento pela internet como atendimentos, palestras, workshops e até cursos. Porque não ensinar aos colegas de profissão aquilo que você tem de melhor a oferecer?

A terceira questão que acredito ser muito importante é a situação que irá ocorrer referente a guerra de preços (e ela irá ocorrer porque todo mundo está precisando vender), mas você não pode esquecer que o preço cobrado é somente um “item” do seu pacote. Agora é hora de se diferenciar, e fazer com que as pessoas não te escolham somente pela questão do preço, porque isso em momento algum fidelizou um cliente. O que fideliza o cliente e faz ele comprar de você sempre é a experiência que a sua empresa proporciona a ele no ato da sua compra. Porque então, além de oferecer um preço bacana e justo pelo seu produto, você não procura agora melhorar a qualidade do seu produto/serviço e entregar um algo mais que encante o seu cliente ou que proporcione a ele uma experiência a qual ele não vai ter em outro lugar? Seja criativo!

Você também pode estar pensando, mas eu já estava desempregado e perdido, estou sem emprego e não vejo saída em mais nada. Entenda uma coisa: o mundo parou, as pessoas mudaram e seus hábitos também irão mudar. Estamos entrando em um novo mercado e em uma nova forma de consumir. As pessoas sempre terão suas necessidades, pode ser até que no começo elas se preocupem mais com o básico, mas ninguém está mundo para desejar somente o trivial, sempre procuramos algo mais para nossa vida! Dentro deste contexto, quais as oportunidades que você tem para empreender agora? O que as pessoas vão precisar que você pode oferecer? Qual é o novo comportamento que o seu consumidor passou a ter? O que ele pensa? Quais são as suas dores? Como você pode empreender e fazer com que seu negócio “dispare” daqui a um tempo? Como conquistar o seu cliente?

Então a minha quarta dica irá se tratar de você enxergar uma oportunidade em meio a crise, ver o que outras pessoas não estão conseguindo ver neste momento. Esta é uma excelente oportunidade de as pessoas perceberem o seu negócio, você só precisa se adaptar as novas necessidades que irão surgir. Tudo é questão de adaptação! Então se você esperar as coisas acontecerem e não fizer absolutamente nada, não vai resolver seu problema, pelo contrário, só irá aumentar a sua ferida. Se você deixar o medo tomar conta, certamente você vai se paralisar e lamentavelmente o seu negócio irá falir. Ignorar o problema ou resistir as mudanças lhe tirarão fora do jogo.

E qual a postura que você precisa ter agora? Acredito que é enfrentar o problema de frente e resistir a crise. Tirar o foco do problema e passar a pensar em soluções, entenda que depois de toda crise econômica vem um período de crescimento, mas que só ficarão no mercado os fortes. Agora é hora de você utilizar a distância a seu favor, não contra você e para isso, temos várias tecnologias disponíveis para se beneficiar.

Sou uma pessoa exemplo de que é possível ter um negócio rentável dentro de um escritório em casa, pois foi assim que comecei. A própria Apple teve seu início em uma garagem, existem vários exemplos de empresas de sucesso que iniciaram do zero e que passaram por várias crises. Você conhece a história de Walt Disney? E sabe o que difere a sua empresa dessas que eu estou citando acima? A sua capacidade de acreditar e fazer acontecer enquanto a maioria acredita que não há mais chances! Nada vem fácil, tudo tem que ser trabalhado, pensado e desenvolvido estrategicamente de acordo com o seu negócio ou com o negócio que você deseja criar neste momento de crise. Seja visionário!

E quais as características que você necessita desenvolver para vencer este momento de crise?

1º Desenvolver uma ampla visão das mudanças que o mundo está passando e tomar as suas decisões com base neste novo cenário. Seu foco é para a frente e não no passado;

2º Ter coragem, ousadia e criatividade. É preciso estar nas rédeas da situação e não deixar que as ondas te carreguem. Saiba que você irá enfrentar vários desafios, mas você tem que se preparar para lidar com eles da melhor maneira possível;

3º Ser persistente e competente: e isso envolve tomar as melhores decisões e saber que está dado o seu melhor. Saber dos seus limites e minimizá-los sempre. A pessoa bem-sucedida é aquela que não se paralisa com os obstáculos, mas que tira uma aprendizagem e cresce com eles. Ao mesmo tempo, é preciso jamais estar parado quanto as competências adquiridas, sempre avalie os conhecimentos e habilidades que ainda precisa adquirir e corra atrás para conquista-los;

4º Autoconfiança: empreender significa que você acredita em algo que pode mudar o mundo ou que está em falta no mercado. E para convencer os outros que eles precisam do seu produto/serviço, primeiro você precisa acreditar em si e no seu negócio.

5º Empatia: invista em relacionamento com seus clientes, encontre uma maneira de estar sempre conectado, analisando as suas necessidades e dê a solução para ajuda-los. Cuide e se preocupe com seus clientes, mostre a eles que você não está apenas preocupado em vender.

Abaixo, irei passar uma atividade chamada SWOT que irá ajuda-lo a fazer uma análise estratégica da sua empresa, com isso, você terá uma visão mais ampla sobre as possibilidades e decisões que precisam ser tomadas neste momento. Vamos lá? Então pegue uma caneta ou lápis e inicie sua atividade!


Análise SWOT da minha empresa

Agora é hora de parar e começar a fazer as coisas acontecerem! Portanto, para a decisão que tomou a partir de agora, é preciso estar certo que é a melhor que poderia ser pensada no momento. Vamos juntos?

Com carinho, Fernanda Brentegani

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