top of page

Técnica MPI (Movimento Primário Interrompido) na Constelação Familiar Sistêmica

Foto do escritor: Valquíria DevittValquíria Devitt

Este artigo tem como finalidade aprofundar o olhar para a técnica de MPI (Movimento Primário Interrompido) dentro das Constelações Familiares Sistêmicas.

Dentro das minhas experiências na prática clínica, é absoluta a quantidade de pacientes que chegam com queixas de dificuldades em diversas áreas de suas vidas, e com o passar dos atendimentos, observei que grande parte das pessoas caem na dinâmica de relacionamento com os pais. Nesse sentido, foi comum receber julgamentos dos pacientes em relação as suas famílias de origem, dificuldades de relacionamento afetivo, no âmbito profissional, escassez financeira, entre outros.

Diante deste desafio, fui atrás de uma técnica efetiva para trabalhar estes conflitos que pudessem gerar maiores resultados com meus clientes, e ajuda-los de uma maneira mais assertiva através da ressignificação. Foi então, em 2018 que conheci as Constelações Familiares, e fui fazer minha primeira formação.

Como uma premissa para se tornar uma profissional de excelência, comecei a me trabalhar primeiro, para poder atuar com meus pacientes através desta técnica maravilhosa e transformadora que é a Constelação Familiar. Para mim, foram muito intensas as vivências e a evolução obtida na minha vida pessoal e profissional, e desde que passei a atuar profissionalmente com esta abordagem, tenho obtido excelentes resultados com os pacientes, fato esse que me fez mergulhar de cabeça no entendimento da técnica de MPI (Movimento Primário Interrompido).

Dentro do conceito de Constelação Sistêmica, encontra-se um dos movimentos mais importantes o MPI (Movimento Primário Interrompido), cito sendo um dos mais importantes porque, se em nossa infância tivermos falta de vínculo e afeto com nossos pais biológicos por algum motivo que não puderam estar presentes, irá de alguma forma refletir na nossa vida adulta, se mostrando através de conflitos e insatisfações em nossa profissão, na vida financeira, em nossos relacionamentos afetivos e sociais, ou seja, o MPI está presente em nosso corpo. Sem a essência bem definida sobre esse vínculo andamos em círculos, não alcançamos nossos objetivos e metas e, se porventura alcançarmos não se sustentará, pois, um vazio permeará internamente dentro de nós, que fará com que busquemos no externo como por exemplo nas amizades, nos chefes, nos cônjuges, nos vícios sejam eles quais forem para suprir o vazio que não sabemos de onde vem.

Essa técnica de MPI foi criada através das análises do Berth Hellinger sobre o trauma pessoal, trauma esse geralmente ocorrido na infância desde seu nascimento até por volta dos seus 10 anos de idade, em que a criança mais necessita de cuidados e que se refletirá na vida adulta.

Quando criança, nos sentimos indefesos e buscamos acolhimento em nossos pais, se esse vínculo não é possível, traremos para vida adulta medos, inseguranças, incertezas, falta de confiança em si e no outro, falta de estímulo para seguir adiante em busca de nossos planos, metas e propósito de vida.

Na maioria das vezes estamos vinculados nas dores de nossos pais, dores essas que por amor carregamos em nosso DNA, mesmo antes do nosso nascimento, tudo isso impactará em bloqueios que nos prendem ao passado através, de emaranhados e acordos familiares inconscientes, que não temos consciência de nos libertarmos e ter uma vida mais leve, livre de pesos que por amor um dia carregamos.

Ao realizarmos a técnica de MPI através, de uma breve regressão em nosso inconsciente, acessamos o ponto onde nossos sentimentos estão estagnados e, então, o Facilitador nos conduz ao desbloqueio, desse padrão de sentimentos e sensações de falta dos pais, que trouxemos para a vida adulta.

O Movimento Primário Interrompido é uma das técnicas mais importantes a serem realizadas desde o primeiro contato com a Constelação Sistêmica Familiar pois, muitas das vezes é nesse ponto que nossa vida está estagnada, onde nossa criança interior grita por socorro para ser olhada e aceita por seus pais, e toda a sua ancestralidade que um dia consequentemente presos em suas dores também não puderam estar presentes como esperavam.

Portanto, é de suma importância uma visão bem definida e clara do Profissional / Terapeuta referente ao conhecimento da técnica do MPI, pois, através desse movimento poderá conduzir o paciente / cliente de uma forma mais leve e eficaz, acessando seus bloqueios internos, suas dores, traumas, dificuldades de tomar os pais para que tenham um resultado mais eficaz e evolutivo. Destarte, o Profissional/Terapeuta ao desempenhar e aplicar a técnica em si e no outro alcançará sucesso e êxito na sua vida profissional e pessoal atingindo um outro grau de perspicácia em seus atendimentos.

Diariamente,recebo relatos de profissionais da área, que trazem as seguintes falas:

_ "De não conseguir ajudar seus pacientes";

_ "Acharem que não tem o conhecimento o suficiente";

_ "Devo fazer novos cursos para me aperfeiçoar mais';

_ "As vezes tem dificuldades em conectar, seus pacientes a energia da vida";

_ "Medo de serem rotulados como profissionais incompetentes";

_ "Medo de errar";

_ "Se acham os únicos responsáveis pela melhora do paciente";

_ "Não sentem confiança em cobrar mais pelos seus atendimentos, por crenças limitantes de não ser um ótimo profissional ou não gerar resultados suficientes";

A postura do profissional que irá conduzir essa técnica tem que estar bem clara dentro de si, referente ao que é seu e ao que é do seu paciente / cliente, para poder conduzi-lo no movimento fenomenológico.

Foi pensando em todas essas dores dos profissionais da área da psicologia, de terapeutas e de consteladores iniciantes que resolvi me aprofundar nos estudos referente a importância dessa técnica, e em breve, estarei lançando um curso junto com IPC, para preparar melhor os profissionais que desejam ter um novo olhar para seus atendimentos, com resultados de excelência junto aos seus pacientes, que lhe trazem dores de traumas infantis, que muitas vezes não conseguem nem verbalizar, por estarem armazenados no inconsciente, ou até mesmo no inconsciente coletivo de suas famílias de origem, bloqueios financeiros e crenças limitantes. Esse curso irá apresentar técnicas, meditações, exercícios sistêmicos, vivências em grupo, trazendo um novo olhar para profissão, habilitando você como terapeuta com técnicas resolutivas para auxiliar seu paciente e gerar maiores resultados. Sendo assim, você terá mais segurança e confiança em seu trabalho e consequentemente, se sentirá realizado profissionalmente, com uma agenda lotada, uma renda financeira ótima, que te possibilitará ter uma vida de qualidade, com mais tempo para você.

“Um profissional bem-preparado e com autoconhecimento, será um Profissional com sucesso. O Sucesso começa com a Mãe”. Berth Hellinger.

E para finalizar, Sou Valquíria Devitt, psicóloga, consteladora e estou aqui para que me conheça melhor, e após, te ajudar a ser um profissional com mais possibilidades e técnicas que só irão agregar no seu trabalho, seja como constelador, terapeuta ou psicólogo.




Valquíria Devit

Psicóloga

Facilitadora em Constelação Familiar



514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page